Residência RW
Búzios, RJ
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 39.000,00 m²
- Área construída
- 4.900,00 m²
- Conclusão
- 2008
Projeto
- Arquitetura
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Edgar Murata, Frederico Escobar Sabella, Márcia Santoro
- Interiores
- Toninho Noronha Arquitetura
- Iluminação
- Maneco Quinderé
- Paisagismo
- Fernando Chacel
- Fotos
- Leonardo Finotti
De início, o cliente nos procurou com a solicitação de um programa que se dividia em três casas independentes, um para cada filho e outra para o casal. Ao analisar as necessidades e expectativas da família, constatou-se que a melhor opção seria agrupar tudo em uma só edificação, onde os pavilhões conectam-se através das áreas sociais. O extenso programa foi distribuído por um terreno de frente a praia explorando a horizontalidade e a setorização.
Sem obstrução da vista, já que a casa conta apenas com o segundo pavimento nas áreas das suítes principais, a privacidade é mantida pela própria implantação.
A planta baixa como um “H” setoriza a casa em três diferentes eixos. No primeiro eixo, as suítes são distribuídas ao longo deste e intercaladas por áreas de jardins conectados aos banhos, levando o terreno externo para dentro da casa.
No segundo eixo se localiza o bloco central, responsável por interligar as circulações da casa; além de abrigar a sala de estar com o pé direito duplo de aproximadamente 6,00 metros de altura e esquadrias de madeira e vidro permitindo a vista do jardim interno e praia. O fechamento de vidro acima das alvenarias laterais leva a iluminação natural que passa entre os barrotes estruturais para dentro do ambiente.
O terceiro eixo é voltado ao lazer. A piscina marca a transição entre a circulação social e varanda gourmet, inicialmente com um lago de pedras e então com a piscina sombreada em função da amarração estrutural dos beirais.
A preocupação com o uso certificado das madeiras gerou o conceito estrutural adotado. A estrutura é toda de madeira eucalipto de reflorestamento laminada sem revestimentos em vigas e barroteamentos. Por ter ambientes e corredores abertos, a casa é bem ventilada e iluminada.
O uso de painéis ripados de madeira foi um partido para controlar a insolação e conceito estético para a casa, adequando a construção ao clima tropical da região. Esta solução diferencia as circulações externas e também íntimas, já que o painel protege e dá privacidade ao acesso às suítes.
A uniformidade dos materiais interliga todos os ambientes da casa, que apesar de extensa, é visualmente leve por estar solta 50 cm do terreno. Este detalhe é um recurso de projeto que cria extensos bancos ao longo das circulações.
O projeto de paisagismo preservou as vegetações nativas da região e criou percursos em toda a extensão do terreno conectando os diferentes setores da casa.