Residência ZS
Rio de Janeiro
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 1.194,58m²
- Área construída
- 1.092,00m²
- Conclusão
- 2009
Projeto
- Escritório
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Edgar Murata, Eduarda Coutinho, Rafael Zampini, Ricardo Castello Branco
- Interiores
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
- Equipe
- Isabel Benoliel
- Iluminação
- Maneco Quinderé
- Paisagismo
- Cynthia Zanotto
- Construtora
- Construviva
- Fotos
- Leonardo Finotti
Trata-se de uma casa para um casal com um filho, localizada na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. O extenso programa resultou na construção de três pavimentos sendo um deles, de especial importância, no subsolo. Este pavimento abriga uma grande garagem que é quase um ambiente social, refletindo a paixão do cliente por carros. Ainda no subsolo encontra-se uma grande sala comportando um home theater, um bar e uma adega, além de uma sala de ginástica e uma sauna.
No térreo, por onde é feito o acesso de pedestres, estão localizadas as salas de estar e jantar, a cozinha, as varandas e um pavilhão para refeições externas. Todos os cômodos sociais se abrem para o jardim localizado no fundo do lote, de forma a orientar a casa para a melhor direção do sol além de proporcionar privacidade com relação à rua e aos vizinhos. Este pavimento possui os fechamentos em vidro, quando voltados para o jardim e em tabuado de madeiras carbonizadas nas fachadas voltadas para a rua e para as casas vizinhas.
A piscina possui um formato orgânico com o objetivo de se criar uma independência da rigidez geométrica da casa. Uma escada dentro da lamina de água conecta a sauna e a sala de ginástica, localizadas no subsolo, à área externa do térreo. O pavimento superior, onde estão localizados os quartos e o escritório, foi todo revestido externamente por uma pele dupla de esquadrias de vidro e por painéis de tela metálica que foram desenvolvidos especialmente para este projeto.
Os três pavimentos se conectam através de um grande hall de pé direito triplo onde as árvores, plantadas no subsolo, atravessam os andares, assim como a escada e o elevador transparente. A cobertura de vidro deste hall possui um sistema de abertura automatizado, deslocando-se por inteiro, deixando o ambiente totalmente descoberto.